Mutirão na Central de Abastecimento do Malhado alcançou os objetivos esperados
O mutirão de serviços realizado pela Secretaria da Saúde de Ilhéus na última quinta-feira (23), na Central de Abastecimento no bairro do Malhado, reuniu diversas modalidades de atendimento. O saldo da atividade foi considerado bastante positivo pelos organizadores, que conseguiram levar os serviços essenciais de saúde a um número significativo de pacientes que circulavam pela área no dia do mutirão.
Entre os serviços oferecidos foram realizados 200 testes de glicemia e aproximadamente 500 aferições de pressão. Além disso, foram feitos 40 atendimentos através do odontomóvel, para serviços na área de saúde bucal, e cerca de 15 exames preventivos.
Durante todo o dia de serviços foram oferecidas a população diversas vacinas contra doenças como febre amarela, vacina DT (contra difteria e tétano), Hepatite e Triviral (contra sarampo, rubéola e caxumba). Segundo a coordenadora da Atenção Básica para realização dos mutirões, Maria Rosário, todos os serviços foram bastante procurados, principalmente os de vacinação.
A coordenadora salientou que o público principal deste mutirão foram homens em idade adulta. Alguns deles nunca tinham tomado vacinas ou tomaram apenas na infância. “Esta foi uma grande oportunidade para aproximar principalmente os homens dos serviços de saúde, o que atualmente representa uma grande dificuldade nos postos de saúde”, afirmou Maria.
Durante o mutirão foram realizados cadastro para carteira do SUS e cadastramento e acompanhamento de peso para o programa Bolsa Família. A sequência de mutirões com o objetivo levar serviços de saúde aos locais distantes do centro da cidade ou de difícil acesso continua. Esta semana serão realizados mutirões com os mesmos serviços nas localidades de Inema (sexta-feira, 31), e Pimenteira (sábado dia 1º).